O dia do consumidor tem se popularizado no país por ser uma data em que se destaca os diretos do cliente em estabelecimentos comerciais. A data comemorada mundialmente, reforça a importância de um bom atendimento. Com o intuito de homenagear os clientes, muitas empresas aproveitam a oportunidade para oferecer descontos, criar ofertas e condições especiais nas compras.
Este é um ótimo momento para movimentar o seu posto. Mas mais do que aumentar a rotatividade no seu negócio é preciso fidelizar quem passa pelo local para que estes virem clientes fiéis ao seu posto. Vamos juntos criar ações para este dia? Então, continue a leitura.
O dia do consumidor
A data é comemorada mundialmente no dia 15 de março, mas muitas empresas aproveitam para criar a “semana do consumidor” ou o “mês do consumidor”. Esta é uma excelente oportunidade para criar um relacionamento com os seus clientes, lançando ações para fidelizá-los e mostrar que o seu negócio é a escolha certa para eles.
Criando ações
Que tal aproveitar para fazer promoções ligadas ao evento? Crie um programa de pontos e de forma simples, como por exemplo, um cartão fidelidade. Quando o cliente completar a cartela, ele pode ganhar prêmios como descontos no próximo abastecimento, serviços extras e até um lanche na sua conveniência.
Esta também é uma excelente oportunidade para fazer uma promoção de abastecimento ou troca de óleo no dia.
Se você tem conveniência, melhor ainda! Crie promoções na sua loja e até descontos especiais em produtos para quem abastecer no seu posto. Esta é uma ótima jogada para aqueles que passam por sua pista, mas ainda não conhecem a sua loja.
Não se esqueça de usar as redes sociais como aliadas neste processo. Elas vão ser essenciais para o sucesso das suas campanhas.
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Fator UAU! Criando um atendimento diferenciado
Quando falamos em fidelizar clientes estamos falando principalmente de um atendimento de qualidade, que está pronto para encantar os clientes mesmo em frente a um problema. Você já ouviu falar do fator UAU?
O termo foi criado pelo grupo Disney (isso mesmo, aquele dos parques) para deixar os consumidores com a sensação de que vivenciou uma experiencia única e incrível no seu negócio. A companhia, que tem como marca um atendimento excepcional, lançou um livro best seller sobre o assunto. Em “O jeito Disney de encantar clientes” o tema é abordado de maneira profunda e afirma que existem três fundamentos para encantar quem passa pelo seu negócio:
Exemplos de empresas que utilizam esses três passos são gigantes como a Google, Amazon, Starbucks e o Outback. São nomes fortes justamente por serem marcas que encantam seus clientes, com atendimento diferenciado e um bom relacionamento com eles. Elas criam clientes que não só falam, como também defendem a marca.
E como conseguir esse efeito? A regra é bem simples: ofereça apenas o que você consegue entregar e entregue além do que você ofereceu. Seguindo essa regra o seu cliente vai sair do seu posto encantado! Foque no emocional e você vai fidelizar clientes.
Quer alguns exemplos? Ao fazer um atendimento na pista, enquanto o carro é abastecido, que tal oferecer um café ao seu cliente? Tem crianças no carro? Pergunte aos pais se eles autorizam e ofereça uma bala ou pirulito.
Vamos mais além? Em dias específicos, como o dia das mulheres, que tal oferecer um mimo a todas que passarem no seu negócio? São ações pequenas, de baixo custo, mas que podem fazer toda a diferença no processo.
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Ressalte os diferenciais do seu posto
Quanto mais serviços disponíveis o cliente encontrar, maiores as chances de fidelização. O frentista pode oferecer outros serviços e produtos: troca de óleo, limpeza do para-brisas, calibragem dos pneus e serviços de lava-jato. Além disso, até mesmo, em dias a serem avaliados, um brinde do posto.
Lembre-se! Tenha à disposição do cliente todas as formas de pagamento: débito, crédito, dinheiro, pré-pago, carteiras digitais, PIX, entre outros. Fique sempre atento às novidades do mercado.
E reforçando o que falamos ali em cima, as redes sociais são uma ótima maneira de evidenciar os seus diferenciais. Faça posts mostrando seus produtos e serviços, crie campanhas de promoções em dias específicos da semana, filme atendimentos e por aí vai. Quando o assunto são as redes sociais o que vale é a criatividade!
Ferramenta de gestão como aliada
Uma forma de mensurar resultados de suas ações e tomar decisões mais assertivas no seu negócio é contar com um sistema de gestão.
Com a ferramenta correta você consegue, por exemplo, ver os dias de maior movimento ou não na sua pista, produtos com grande rotatividade e muito mais. Assim fica muito mais fácil pensar em ações que chamem atenção da clientela.
No webPosto você conta com uma exclusiva ferramenta de monitoramento, onde é possível criar os índices que quer ficar de olho para facilitar na sua tomada de decisões. Tudo isso em uma interface totalmente personalizável e de fácil assimilação.
Quando o assunto é a pista, é preciso de uma atenção extra! Afinal, um atendimento rápido faz toda a diferença. O webPosto conta com a POS mais completa e moderna do mercado, onde o seu frentista consegue fazer todo o processo de vendas em um único aparelho. Integrada as principais carteiras digitais do mercado e ao PIX, o aparelho garante um atendimento rápido aos clientes do seu negócio.
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Esperamos que com essas dicas você consiga encantar e fidelizar clientes no seu negócio! Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de