Uma dúvida que paira a cabeça de quem gerencia um posto de combustível é sobre as formas de pagamento a serem disponibilizadas para os clientes. Entre as formas de pagamento mais utilizadas está a venda a prazo. E sabe por quê?
Alguns clientes gostam de fazer as suas compras sem ter que dispor do valor total do produto/serviço de uma única vez ou por não terem todo o valor disponível no momento da compra. Então, a solução é comprar a prazo.
Apesar do conforto óbvio dos pagamentos à vista, os pagamentos a prazo também têm os seus atrativos. E ganha quem oferecer mais benefícios para o cliente.
Com tantos métodos de pagamento é claro que o consumidor escolherá a que melhor se adeque a seu momento. E o posto que oferecer mais opções sairá na frente dos concorrentes.
Para os postos de combustíveis também há diversas vantagens. Confira abaixo, a lista que preparamos:
As vantagens da venda a prazo
- Fidelizar antigos clientes e atrair novos, ou seja, mais receita e maior lucro.
- Garantia de recebíveis por um período maior. Isso ajuda na negociação com os fornecedores, por exemplo.
- O crédito pode ser próprio, através de carnês e boletos, por exemplo, diminuindo os custos com as administradoras de crédito.
- Outras formas de pagamento a prazo são os cartões de crédito, boleto e vale-combustível.
- Se o que você quer é mais clientes, as vendas a prazo são uma garantia. Ninguém quer perder o consumidor para o próximo posto, que oferece diferentes métodos de pagamento.
- O pagamento a prazo pode ser inovador ao aceitar o uso das máquinas de cartão, aplicativos e outras tecnologias que possibilitam essa forma de crédito.
E mais, contar com um sistema de gestão integrado com gerenciamento das vendas do posto é fundamental, inclusive para ter o controle dos pagamentos a prazo.
Informações do cliente
Ao optar por receber a prazo, lembre-se de fazer o planejamento financeiro e assim manter o fluxo de caixa equilibrado e, principalmente, tenha um cadastro atualizado dos clientes.
Veja algumas informações importantes para realizar essa ação.
Cadastro
Além de conhecer o perfil do consumidor, os dados também permitem se certificar das reais condições de pagar as dívidas.
Identidade ou carteira de motorista, CPF e comprovante de renda são os documentos básicos para a realização do cadastro.
Histórico de compras
São dados importantes e que ajudam a montar, inclusive, campanhas para o posto e assim fidelizar ainda mais esse cliente.
Essas informações também têm a função de verificar se há risco ou não de inadimplência. Aqui também vale recorrer aos órgãos de proteção ao crédito.
Automação dos processos
Opte por um software para realizar o processo de análise de crédito eficiente. Assim será possível ter uma visão ampla e analítica da aprovação e concessão de crédito em geral.
Se a carteira de clientes for grande, além de investir em tecnologia, vale ter uma pessoa e até mesmo uma equipe para cuidar desse setor do posto.
Agora que você já conhece as vantagens da venda a prazo, lembre-se também de usar a tecnologia para gerenciar o posto. A implantação de um sistema de software integrado em nuvem permite o controle do faturamento, contas a pagar e a receber e uma avaliação financeira detalhada.
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