Confiança do consumidor brasileiro fica estável em junho, aponta CNI

Confiança do consumidor brasileiro fica estável em junho, aponta CNI

Confiança do consumidor brasileiro fica estável em junho, aponta CNI

Depois da queda registrada em maio, a confiança do consumidor brasileiro ficou estável neste mês, com alguns componentes como expectativa para renda pessoal e inflação começando a dar sinais de melhora.

De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor ficou em 100,5 pontos em junho, ante 100,6 em maio e 101 pontos em junho de 2016. O indicador está 7,4% abaixo da média histórica. “A confiança do consumidor se mantém estável em patamar baixo, sendo incapaz de estimular uma recuperação do consumo suficientemente forte para impulsionar a atividade industrial”, observa a entidade.

Houve crescimento na expectativa para a renda pessoal nos próximos seis meses, de 2,1% em relação a maio. Na comparação com junho do ano passado, porém, o indicador apresentou queda de 0,8%. Também foi registrada uma leve melhora nas expectativas para a inflação no próximo semestre, de 0,6% em relação a maio. O índice ficou estável na análise anual.

As projeções para o desemprego ficaram praticamente estáveis em relação a maio (-0,1%) e melhoraram 0,8% ante junho de 2016. Os outros componentes da pesquisa, no entanto, apresentaram piora. A expectativa de compras de bens de maior valor caiu 1% na comparação mensal e 0,5% na anual. Já as projeções para o endividamento pioraram 0,9% em relação a maio e 2% ante junho do ano passado. A confiança em relação à situação financeira também caiu, 0,3% ante maio e 0,1% na comparação com junho de 2016.

“Há uma preocupação acima da média com os preços, o emprego e a situação financeira. Com isso, a confiança continua muito baixa”, afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo. A pesquisa foi realizada em 143 municípios, entre os dias 8 e 12 de junho.

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