Fazer o controle de pagamentos recebidos é fundamental para qualquer empresa. A receita é um dos aspectos mais importante de um posto de gasolina, e é algo que precisa ser tratado com muita precisão, para garantir tanto as obrigações fiscais, como a saúde geral da empresa.
Porém, os postos têm um grande desafio, por conta da enorme quantidade de movimentação diária. Quem é do ramo, sabe a dificuldade e o trabalho que é conferir cada interação. Felizmente, existe uma resposta para isso, que irá facilitar bastante os pagamentos dos postos de gasolina: Um sistema automatizado.
O ganho de tempo
A implementação de um sistema de gestão em postos de gasolina, traz diversas vantagens, e uma das maiores, é o ganho de tempo.
Antes dessa solução, cada venda teria que ser adicionada manualmente ao sistema, cadastrando cada interação, e a forma de pagamento. Porém, na alternativa mais moderna, essas informações são coletadas automaticamente.
Por exemplo, um sistema completo permite que haja uma integração direta com a bomba de gasolina, fazendo com que não seja necessário que o frentista lance os valores. Isso faz com que a interação entre ele e o cliente seja mais rápida, e que não seja necessário parar o “fluxo” de clientes.
Ambos os lados ganham muito nessa interação. O cliente fica satisfeito com a velocidade do negócio, o frentista tem o seu trabalho otimizado e o posto, ganha agilidade a cada operação, diminuindo possíveis filas e aumentando a eficiência do posto.
Se o pagamento for em cartão de crédito, o sistema pode identificar a bandeira automaticamente e já pedir a autorização. Ou seja, mais tempo ainda é ganho a cada interação.
Em casos de pagamento em dinheiro, basta selecionar que essa foi a opção escolhida pelo cliente e o valor será importado da bomba.
A automatização dessas atividades afeta todo o posto. Além do trabalho facilitado no ponto de venda, a gerência do posto também tem uma vida muito mais tranquila e, principalmente, informações mais precisas para fazer sua função.
Por exemplo, cuidar de aspectos como o fluxo de caixa, que ajudam a determinar a saúde de uma empresa e precisam de uma grande quantidade de dados para ter sucesso. O sistema é a melhor resposta.
O controle fiscal
Tão importante quanto o aspecto financeiro é o fiscal. A emissão de notas fiscais e notas fiscais eletrônicas – que estão passando a ser obrigação – deve ser muito precisa para garantir que o posto não irá enfrentar problemas.
Novamente, por conta da grande quantidade de movimentação, muitas vezes com valores relativamente pequenos, fazer o envio manual de cada nota pode ser muito mais trabalhoso do que necessário.
O sistema também ajuda nisso, já que possui funcionalidades para gerar as notas e fazer a comunicação com os sistemas do fisco, automaticamente. Com isso, além de garantir evitar problemas, fica ainda mais fácil a conferência do caixa.
O sistema de gerenciamentos facilita os pagamentos em cada aspecto do seu posto. Ele agiliza a vida do cliente e o trabalho do frentista no ponto de venda, e traz mais informações precisas para que a gerência possa conhecer melhor a saúde financeira do posto.
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