É comum encontrarmos os mais variados tipos de pessoas em nosso dia a dia do trabalho em postos de combustíveis: daquelas mais alegres e com um ótimo senso humor às que se irritam facilmente; das mais tímidas às mais extrovertidas.
Obviamente, convivemos com alguns indivíduos mais fáceis de lidar do que outros, mas quando a questão envolve os seus clientes, você precisa tratá-los da melhor maneira possível, sem distinção. Nesse cenário, conhecer algumas das características de diferentes tipos de motorista facilitará quando chegar a hora de atender as necessidades de cada um.
Você está preparado para atender todos os tipos de motoristas que aparecem no seu posto? Vamos dar algumas dicas sobre como lidar com alguns deles. Acompanhe!
1. Motorista irritado
Talvez seja o tipo de motorista mais difícil. Se algo sair minimamente fora do seu planejamento, ele vai reclamar e talvez até gritar com algum funcionário.
A melhor maneira de lidar com a situação é sendo o mais calmo e contido possível. Se for necessário, leve-o a um local reservado onde seja possível discutir a questão levantada pelo motorista em um ambiente tranquilo e sem atrapalhar a experiência que outros clientes terão em seu posto.
2. Motorista apressado
Esse é um velho conhecido. Seja no trânsito ou na fila do posto, ele vai buzinar. Sempre está atrasado para algum compromisso e pode acabar ficando nervoso por conta da demora.
Nesse caso, é simples: seja o mais breve possível! Responda a qualquer pergunta sem rodeios, sendo claro e objetivo. Se estiver dentro do seu alcance, agilize alguma parte do processo para ele (como passar o cartão antes mesmo do tanque ficar cheio). Acredite, ele vai se sentir grato.
3. Motorista indeciso
Ele não sabe qual combustível escolher. Ele pensa em colocar etanol para economizar, mas se pergunta se o carro irá ter a mesma performance que teria com gasolina. E não só no combustível, sua indecisão perpassa qualquer instância imaginável. Mas, no fim, é relativamente fácil atendê-lo.
Seja cordial, esclareça qualquer dúvida que o cliente tenha, diminua o número de opções oferecidas mostrando-lhe a mais vantajosa para o seu caso, sendo mais incisivo em sua proposta.
4. Motorista brincalhão
Fala alto, conhece todo mundo, faz piadas a todo o momento e normalmente é um cliente querido pelos funcionários. Mas, às vezes, podem se exaltar e passar da medida.
A maneira de se lidar com esse tipo de motorista é sendo receptivo e devolvendo o bom humor, mas caso aconteça alguma situação fora do padrão, o melhor a se fazer é deixar claro que vocês estão em um local de trabalho e que isso deve ser respeitado.
Lidar com cada tipo de motorista é mais simples do que parece
Apesar de alguns serem mais problemáticos do que outros, prestando atenção em certas características é possível identificar os diferentes tipos de motoristas e tratá-los da melhor forma possível. A regra básica é: seja educado, gentil e tente proporcionar a melhor experiência para todos os clientes.
Fonte: MinasPetro Blog
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