A gestão de custos é um desafio árduo na administração de um posto de combustível. O principal deles é reduzir os gastos sem que a qualidade do estabelecimento seja afetada. A crise econômica e a concorrência cada vez maior transformam este controle em necessidade. Mas para que ela aconteça da maneira correta, é preciso que todas as áreas do posto estejam engajadas e alinhadas neste propósito. Mas, na prática, como se dá essa influência? É o que nós vamos te explicar agora.
Cooperação conjunta
Este processo de gestão de custos exige ações práticas que impactam em todas as áreas. Se o seu posto tiver um setor de Recursos Humanos, por exemplo, haverá uma influência imediata. É comum haver uma grande rotatividade de funcionários em postos de combustíveis, mas essa taxa de turnover (índice de rotatividade) é uma grande bola de neve, gerando custos altíssimos. Por isso, um dos desafios da gestão é justamente controlar esta taxa, prezando pelo bem-estar no ambiente interno.
A própria equipe de funcionários também precisa ser envolvida no processo. Afinal, é preciso estimular o consumo consciente, sobretudo quando falamos de energia, copos descartáveis, papel, entre outros exemplos. É uma cooperação que pode parecer mínima, mas na verdade possui um impacto significativo para as finanças da empresa. Todo e qualquer desperdício precisa ser evitado.
Gestão de fornecedores e controle de estoque
A gestão de fornecedores também é influenciada. Toda tentativa de negociar melhores condições de pagamento em relação a valores e a prazo é válida, especialmente se você é um bom pagador, o que trará mais confiança nesse processo.
O controle de estoque também é parte integrante da gestão de finanças. Afinal, um posto não comercializa só combustível, mas também óleos, lubrificantes, peças e acessórios variados. Sem contar a própria loja de conveniência, que também demanda um controle de estoque específico. Este planejamento é fundamental para não perder mercadorias por prazo de validade, fazendo jus a um rigoroso controle de entradas e saídas.
O marketing também é um setor que movimenta uma determinada quantia de dinheiro. Esta é uma área determinante para se diferenciar no mercado e alavancar a rentabilidade do posto, portanto, é preciso escolher as estratégias certas sob o menor custo possível para que haja impacto nas finanças.
A contabilidade, obviamente, também é diretamente influenciada. É preciso ter certeza que o tipo de regime tributário adotado por você é o ideal para o seu posto de combustível, além de rever o planejamento financeiro para cada período e o próprio controle de caixa.
Solução inteligente
Não hesite em buscar apoio especializado para melhorar a gestão de custos do seu posto de combustível. A Quality Automação atua no desenvolvimento de sistemas gerenciais e de automação comercial para postos de combustíveis e conveniências, com todas as ferramentas administrativas, gerenciais e de automação para o controle total da sua empresa.
Está em busca de uma solução inteligente? Descubra como um sistema de automação pode te ajudar a gerir da maneira adequada as finanças do seu posto. Acesse nosso site e cadastre-se!
Tags:consumidores, crescimento, dicas, economia, financeiro, gestao, posto de combustível, qualityautomacao, sistema em nuvem, sistema para posto