Business Inteligence: Saiba como aplicar esse conceito no seu posto

Business Inteligence: Saiba como aplicar esse conceito no seu posto

Business Inteligence: Saiba como aplicar esse conceito no seu posto

O Business Intelligence é a solução perfeita para o empresário que deseja não só fazer o seu negócio crescer, mas “crescer” de forma segura, subsidiada por informações consistentes, organizadas e estratégicas.

Afinal, o que é Business Intelligence?

Mais conhecido pela sigla BI no meio corporativo, o Business Intelligence é, ao mesmo tempo, um conceito e uma técnica que tem por objetivo transformar dados brutos em insights de negócios que podem orientar e auxiliar gestores de empresas a tomarem decisões e a elaborarem estratégias mais assertivas.

Esse conceito (e prática de trabalho) surge como uma solução perfeita diante do cenário que vivemos, que é mergulhado em uma grande quantidade de informações, não é à toa que esse século é comumente chamado da era da informação.

O BI emerge para evitar, por exemplo, que as organizações vivam o que muitos pesquisadores chamam de função narcotizante, para se referir ao excesso de informação que mais gera desinformação do que informação. Assim, coleta-se, seleciona-se e usa-se os dados de forma estratégica, orientada para o crescimento do negócio.

Como aplicar esse conceito ao seu posto de gasolina?

Para implementar o Business Intelligence é fundamental seguir um conjunto de regras básicas, como:

Definição dos requisitos funcionais e quem utilizará

Aqui, busca-se definir quais informações serão coletadas, bem como a quantidade necessária. As informações precisam estar de acordo com o perfil da organização e seus objetivos.

Além disso, selecionam-se as pessoas que irão manejar os dados, ou seja, coletar, organizar, analisar e, por fim, utilizar. É uma cadeia que tem começo e fim.

Treinamento

A fase anterior, é bom ressaltar, diz respeito ao projeto inicial, ou seja, ainda em estado de protótipo. Após definir quais tipos de informações serão coletadas, a quantidade e quem irá manejá-las, é importante realizar um treinamento com a equipe responsável para que, de fato, seja possível analisar a eficiência de tal processo.

O treinamento serve não só para preparar os profissionais para lidar com o procedimento, mas também para garantir que ele funcione adequadamente.

Organização, integração e qualidade dos dados

Após as etapas anteriores, é indispensável organizar os dados, integrá-los a outros de forma estratégica e constituir um banco de dados que possa ser consultado pelos gestores sempre que for necessário, principalmente nos momentos decisórios.

O banco de dados pode ser desenvolvido considerando o perfil de seus públicos de interesse, por exemplo, como idade, nível de escolaridade, ocupação profissional etc. A fase de elaboração do banco de dados deve considerar o perfil da empresa, bem como seu contexto, realidade, operações etc.

O Business Intelligence é mais do que apenas uma técnica de coleta, organização e seleção de informações, ele constitui dados importantes e os prepara para que possam ser utilizados no momento certo e preciso, contribuindo assim para o crescimento da organização de forma segura e fundamentada.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! Já que está aqui, aproveite o momento e cadastre-se em nosso site! Assim, você recebe em seu e-mail artigos relevantes sobre este e outros assuntos. Até a próxima!

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

[widgetkit id="6"]