Quando o seu carro está com algum defeito, ele apresenta sintomas, como os alertas no painel de controle, que comunicam ao motorista que ele precisa dar atenção ao seu veículo e procurar um mecânico. Menos mal quando o carro avisa, não é? Mas, o problema é que, dependendo dos defeitos, nenhum sinal no painel de controle será emitido e caberá ao motorista conhecer a linguagem do seu carro, como ruídos diferentes, para identificar problemas à vista!
Você entende a linguagem do seu carro? Se não, confira abaixo alguns sinais que indicam que o seu carro não está bem:
1- Falha na partida do carro também pode indicar problemas na bomba de combustível, pois muitos motoristas acreditam que esse problema está ligado à bateria. Peça ao mecânico para medir a pressão na linha de combustível;
2- Manchas embaixo do seu carro podem indicar vazamento do óleo da direção hidráulica e/ou câmbio. Nesse caso, vá até um posto ALE (procure o mais próximo aqui) e solicite a um frentista para verificar o nível do óleo. O ideal é verificar uma vez a cada 30 dias;
3- Se o carro apresentar ruídos quando passar por alguma lombada (quebra-molas) pode significar problemas na peça chamada coxim, que é feita de ferro e borracha responsável por suportar e amortecer as vibrações do motor e do câmbio;
4- Falhas no motor podem indicar problemas na vela ou no cabo de vela. O motorista precisa levar o veículo para um mecânico;
5- Ruídos incomuns também podem indicar defeitos no rolamento das rodas, da transmissão ou do motor do carro. Quer saber onde está o problema? Siga as dicas em cada um dos casos: Com a carro ligado, pise na embreagem para desligar o câmbio. Se o barulho persistir, o problema não está na transmissão. Agora, restaram duas opções: rolamento das rodas ou motor. Para verificar se o defeito está no rolamento das rodas, estacione o carro e o mantenha ligado. Se o ruído permanecer, a suspeita será com o rolamento no motor. Dirija ao seu mecânico de confiança;
6- Quando você está com o volante reto e o carro tende a ir para um dos lados da pista, significa que ele precisa de alinhamento. Já as rodas do carro precisam ser balanceadas quando o seu carro está em alta velocidade e você sente o volante trepidar sem pisar nos freios;
7- Ruídos ao frear significa que a pastilha de freio está desgastada ou muito dura. Nesse caso, é necessário levar ao mecânico para o freio não perder sua eficiência.
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Fonte: www.g1.globo.com