Se destacar da concorrência não é uma tarefa fácil para os postos de combustíveis. Afinal, com serviços parecidos e valores também muito semelhantes, o que fazer para atrair mais clientes para o meu posto? No entanto, se você acha que esta é uma tarefa impossível, está enganado.
Ainda que neste ramo de negócio a fidelização de clientes seja um grande desafio, é possível sair da caixinha e aumentar o fluxo de pessoas em seu estabelecimento.
Se você quer descobrir o caminho das pedras para aumentar seus resultados, nós vamos te mostrar cinco técnicas infalíveis para atrair mais clientes ao seu posto de combustível. Confira:
Quais as técnicas principais para atrair clientes?
Atendimento de qualidade
O primeiro contato do cliente com o seu posto de combustível é através do frentista. Portanto, é essencial que essa abordagem seja feita de maneira sutil e atenciosa, de forma que o seu cliente se sinta em casa.
Para isso, além dos cumprimentos básicos, é pertinente oferecer um outro serviço que possa agregar ao que o motorista está buscando, como a calibragem dos pneus, por exemplo.
Além do treinamento adequado, é importante que você também mantenha a sua equipe de funcionários motivada, pois assim o atendimento de qualidade torna-se ainda mais natural.
Tenha um programa de fidelidade
Todo cliente gosta de promoções e recompensas, e nada melhor do que criar um programa de fidelidade para o seu posto. Assim, o cliente que juntar uma determinada quantidade de pontos pode trocá-los por prêmios e vantagens predeterminados.
A criação de um programa de fidelidade exige bastante atenção, sobretudo para que as regras não confundam a cabeça dos seus consumidores.
Invista em marketing digital
Esta é uma maneira mais indireta de ampliar o seu alcance, porém muito eficiente para atrair novos clientes.
O marketing digital é o braço direito de empresas de diferentes segmentos, e o seu posto de combustível deve aproveitar essas estratégias para estimular o reconhecimento da sua marca e criar um conceito de referência neste segmento. Essas técnicas configuram uma oportunidade especialmente para um pequeno posto, que quer ganhar destaque no mercado.
Quanto mais serviços, melhor!
Oferecer um bom mix de serviços também fará com que o seu posto ganhe a preferência do consumidor. Descubra quais serviços o seu público mais deseja, como lavagem de carro, troca de óleo, entre outras possibilidades.
As lojas de conveniência também já são uma estratégia consagrada para atrair mais pessoas, além de contribuírem para a fidelização dos clientes. Uma dica: também considere fazer parcerias com estabelecimentos da região, especialmente aqueles que possam trazer um grande volume de consumidores.
Limpeza, organização e segurança
Obviamente, os clientes também são cativados pelo olhar. Portanto, quanto mais organizado você apresentar o seu posto ao consumidor, maior será a chance de ele não apenas voltar, como indicá-lo para outras pessoas. Entrada e saída de veículos, higienização, banheiros…atenção para cada detalhe.
A segurança também é um aspecto que faz a diferença. Mantenha seu posto iluminado e invista em segurança particular, de forma que o seu cliente não se sinta intimidado em abastecer fora do horário comercial.
Invista nessas dicas e atraia mais clientes para o seu posto de combustível e loja de conveniência.
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