O sistema de gestão é imprescindível para um posto que busca se modernizar. Deixar essa ferramenta gerencial de lado pode trazer contratempos para o negócio e, consequentemente, diminuir os seus lucros.
Há ainda aqueles que possuem um sistema em seu negócio, mas acabam tendo mais dores de cabeça do que tudo com a ferramenta. Aí fica a pergunta: será que você escolheu o sistema certo para o seu posto?
Mas como saber que chegou a hora de mudar? Há várias formas de saber quando o sistema utilizado se tornou obsoleto para o seu negócio. São sinais que aparecem na sua gestão, com os seus funcionários e até clientes. Ficando atendo a eles você consegue fazer com que o prejuízo seja reversível!
Vamos entender agora 5 sinais de que seu posto de gasolina necessita mudar o sistema de gestão e, consequentemente, melhor os resultados? Então, acompanhe a leitura!
1. Insatisfação dos clientes
Sabe qual é o melhor indicativo se seu negócio está indo bem ou não? A satisfação dos seus clientes! Recorrentes reclamações do atraso de emissão de notas fiscais, erro de cobrança dos valores do combustível ou lentidão em verificar as bombas, por exemplo, estão entre os principais fatores.
Dessa forma, procure sempre ficar atento a clientes insatisfeitos. E claro, veja se isso é problema do sistema de gestão do seu posto de gasolina. Caso identifique esses sinais, você já sabe: está na hora de trocar a ferramenta de gerenciamento.
Alguns sistemas, como o webPosto, contam com PDV Móvel, o que leva muito mais agilidade para a pista. Com este tipo de ferramenta, por exemplo, você consegue emitir comprovantes direto da máquina e aceitar pagamentos por cartão, PIX e as mais diversas carteiras digitais do mercado.
Outra ferramenta da empresa que faz a diferença no atendimento ao cliente da conveniência é o PDV Android. Um aplicativo que leva mais mobilidade e otimiza as vendas da sua loja com um layout simples e intuitivo. Ainda falando em conveniência, os totens de autoatendimento têm virado uma tendência no mercado. A novidade já foi adaptada ao nosso setor e o webPosto desenvolveu também uma ferramenta onde o seu cliente consegue fazer todo o processo de compra sozinho de maneira bem prática e rápida.
Ah! Esse é um outro ponto importante para melhorar a satisfação da clientela. Conte com um sistema que faz integração com diversas formas diferentes de pagamento – como as carteiras digitais e ao PIX, por exemplo. Dessa forma, você aumenta a cartela de opções de pagamento dos seus clientes e leva mais praticidade para quem passa pelo seu posto!
SAIBA MAIS:
5 estratégias de marketing para aumentar as vendas no posto
CASHBACK: Fidelize clientes com esta modalidade de pagamento
PIX: Como vai funcionar no meu posto de combustível?
2. Indicadores que não fecham
Me responda essas perguntas: Ao fazer a análise fiscal e financeira do seu posto de gasolina, alguns números não batem? E o rendimento periódico foi menor que o indicado nos números? Na hora de fazer o fechamento de caixa, é comum encontrar erros? Portanto, se você respondeu SIM para alguma dessas perguntas, é preciso acender o alerta no seu negócio. Afinal, isso atrapalha o planejamento do seu posto e pode até, a longo prazo, te levar a falência!
Quando você notar que os indicadores não fecharem ou baterem este é mais um dos sinais que seu posto de gasolina precisa de um novo sistema de gestão. Alguns, por não possuírem funcionalidades fiscais, por exemplo, podem trazer mais prejuízos que contribuir com seu negócio. Além disso, sistemas que não fazem conciliação de cartão automática são dor de cabeça na certa! Afinal, hoje é comum vermos vendas dessa forma serem muito superiores as que as feitas com dinheiro de papel.
3. Incapacidade de gerência fiscal
O sistema fiscal/tributário, seja para postos de gasolinas ou outras empresas do setor, é uma grande dor de cabeça quando não está integrado. E, um sistema de gestão que não integre o setor fiscal do seu negócio é uma verdadeira bomba-relógio em relação a declaração tributária.
Troque seu sistema de gestão no momento que perceber que ele não possui os dados exigidos pela legislação do SPED – Sistema Público de Escrituração Contábil. Por fim, se ele não contar com o Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal (PAF/ECF), você tem um duplo motivo para mudar agora mesmo de ferramenta.
Outro ponto importante em se falar aqui são dos sistemas que não possuem uma gestão do negócio facilitada. Para gerenciar o seu posto de maneira certa, é preciso entender de fato como está o seu negócio.
Dashbords, ou seja, painéis que te mostram os indicadores do seu posto, fazem toda a diferença! Afinal, eles te ajudam a alcançar objetivos e traçar metas de forma visível, te auxiliando na tomada de decisões mais assertivas.
O webPosto, por exemplo, conta com uma ferramenta para monitorar e acompanhar estratégias e demandas que foram planejadas no seu posto e te ajudar na tomada de decisões. Com o sistema você pode criar seus próprios índices e gráficos e monitorar seu time em uma plataforma totalmente personalizável. Além disso também é possível monitorar despesas e até o estoque do seu negócio.
4. Funcionalidades mobile
O mundo moderno exige que os gestores, onde estejam, possam fazer o controle gerencial do seu posto de gasolina. Contudo, caso você consiga acessar o sistema do negócio apenas dentro da empresa, isso mostra que este tipo de tecnologia está bastante defasada.
Aqui, temos um dos sinais claros que seu posto de gasolina precisa de um novo sistema de gestão. Imagina só: de onde estiver, apenas com seu smartphone, você possa gerenciar e acessar relatórios importantes? E trocar o preço do combustível direto na bomba pelo celular, do conforto da sua casa? Portanto, se o seu sistema não te proporciona essa facilidade, fique de olho nisso!
5. Poucas opções de gerenciamento
Para concluir, além das características acima citadas, quanto menos o sistema de gestão do posto de gasolina possuir ferramentas gerenciais, mais urgente torna-se a necessidade da troca. Isso porque há soluções em nuvens que evitam o investimento em servidores e infraestrutura.
Mais do que isso: se não houver opções de integrar vendas, estoque e segurança, logo, trocar o sistema de gestão irá trazer os resultados que você tanto espera.
Isso sem contar na contratação de uma ferramenta que tenha assistência técnica sempre que precisar, mudando aquele sistema que dá falhas e não conta com suporte.
Conte com o sistema de gestão mais completo do mercado
Se você quer uma ferramenta completa, antenada as modernidades do mercado e com um design simples e de fácil utilização, então a resposta é simples: webPosto!
O sistema foi desenvolvido para otimizar rotinas da pista a conveniência e sem complicações. Com ele você consegue acessar informações em tempo real, de onde estiver, trocar preços pelo aplicativo, gerenciar o seu estoque e contar com uma gestão financeira completa e totalmente simplificada. Tudo isso e muito mais!
Além disso, você tem a segurança de contar com uma ferramenta moderna e antenada as novidades do mercado, com suporte especializado 24hrs por dia, 7 dias na semana.
Conhecendo mais sobre os sinais de que seu posto de gasolina precisa de um novo sistema de gestão, que tal conferir como conseguir os melhores resultados com essa ferramenta indispensável para o seu negócio?
Então clique aqui agora mesmo e agende uma demonstração para conhecer um pouco mais do webPosto. Vamos juntos revolucionar o seu negócio. Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Tags:posto de combustível, postodegasolina, sistema de gestão, sistema para posto, sistemas, webposto