Para que um posto de combustíveis seja bem-sucedido, oferecer um preço baixo não é o suficiente. Para solidificar a sua posição e vencer a concorrência, o seu posto de combustíveis precisa esbanjar eficiência, profissionalismo e criatividade em todas as áreas, desde o atendimento nas bombas até a estrutura da sua loja de conveniência.
No artigo a seguir, você confere 5 passos essenciais para que o seu posto se torne referência no mercado, estratégias que vão adicionar o diferencial que o seu negócio precisa para fidelizar clientes. Confira!
1 – Tenha uma equipe motivada e capacitada
Nenhuma estratégia de marketing funciona tão bem para promover um negócio quanto ter um grupo de profissionais satisfeitos e bem treinados. Para os clientes, os funcionários são o principal (e, às vezes, o único) ponto de interação com a empresa, e um atendimento de qualidade pode ser o motivo pelo qual o seu posto de combustíveis vai ter a preferência.
Por isso, é essencial pagar salários que permitam que os funcionários se sintam motivados a buscarem sempre a melhor performance. Crie metas! Elas são excelentes maneiras de se motivar um time. Entretanto, não se esqueça de bonificá-las, isso mostra o quanto você está satisfeito com o trabalho da sua equipe.
Oferecer benefícios e ter um plano de carreira também são diferenciais neste aspecto. Tente montá-los e apresentá-los ainda na hora da contratação, assim o funcionário já incute a ideia de que pode crescer na sua empresa.
A oferta de treinamentos e capacitações constantes também é um fator crítico para agilizar e profissionalizar os serviços prestados, ainda mais em um setor tão técnico como é o setor de combustíveis.
Busque sempre capacitação para sua equipe, isso mostra também o quanto você está preocupado com o crescimento profissional deles.
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2 – Conheça o mercado
Para se destacar da concorrência é preciso conhecer muito bem o mercado em que o seu negócio está inserido, incluindo um acompanhamento minucioso do cenário econômico, das peculiaridades geográficas e populacionais da região e, principalmente, da concorrência.
Faça estudos no entorno do seu posto, entenda as preferências de seus consumidores, produtos mais vendidos, horários de maior movimento etc. Assim fica mais fácil criar ações para fidelizar a clientela e tornar o seu negócio mais atrativo. Um negócio que entende os seus clientes está um passo à frente da concorrência.
Conhecer a concorrência é fundamental porque permite que a sua empresa tenha metas a serem superadas, facilita o entendimento sobre as ideias que podem ser positivas para o seu negócio e permite aprender com os erros dos outros.
3 – Nunca negligencie o marketing
O uso profissional e estruturado de um bom plano de marketing pode fazer o seu posto de combustíveis ter visibilidade e criar laços com a clientela. Ignorar a importância do marketing é o que tem feito muitos negócios ficarem para trás e perderem o compasso de crescimento. Principalmente durante os primeiros dois anos de atuação.
Para fazer um marketing eficaz, é preciso criar oportunidades de interação com o público, desenvolver o relacionamento e, claro, oferecer produtos e serviços de boa qualidade que falem por si.
Portanto, abuse das redes sociais! Crie perfis, poste fotos de seus serviços, novidades da casa, promoções e até do movimento. Afinal, como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado.
4 – Crie um programa de fidelidade no seu posto
Promoções e campanhas nas suas redes sociais também podem fazer a diferença para um marketing de sucesso. Entretanto, existem outras maneiras que podem se tornar um diferencial no seu posto.
Busque sempre maneiras de fidelizar a clientela, por exemplo, criando promoções em dias específicos, utilizando programas de fidelidade, cashback e até oferendo serviços extras no seu negócio.
Empresas que se utilizam de programas de fidelidade, veem uma crescente em seu negócio. Além de se tornarem um diferencial perante a concorrência, veem um aumento em seu ticket médio. Afinal, o famoso marketing boca a boca, ou seja, aquele passado adiante, aumenta o volume de movimento no local.
5 – Tenha uma Conveniência atrativa!
Uma conveniência bem equipada e com um espaço legal, chama atenção de quem passa pelo local! Afinal, a sua loja pode se tornar um grande atrativo na região! Crie combos de venda, promoções e quem sabe até um happy hour caso tenha espaço? Quando a sua loja passa a ser um ponto de encontro, a chance de aumentar o movimento na pista também é enorme!
Em muitas lojas de conveniência, as bebidas correspondem a um terço das vendas totais do estabelecimento. Por isso, invista em geladeiras em pontos estratégicos e que chamem a atenção do público.
Outra ótima pedida de produto para sua loja é focar no público infantil, que sempre passa por lá com os pais ou responsáveis. Balas, chocolates, sorvetes, biscoitos, etc, são uma ótima opção! Principalmente aqueles mais diferentes ou importados, que não são encontrados com muita facilidade em mercados.
Ofereça uma variedade de produtos, um bom mix, para que a sua loja seja destaque, principalmente em meio a tanta concorrência. Não esqueça de deixar esses produtos a amostra, para que o seu diferencial seja notado.
BÔNUS! Use a tecnologia para superar a concorrência
A inovação é o que faz com que o seu posto esteja sempre à frente da concorrência, e não fique sempre correndo atrás do prejuízo. Assim, é preciso investir em um sistema inteligente de gestão, que permita centralizar todas as decisões de forma segura, desde a gestão financeira e fiscal até o controle dos estoques e das vendas – tanto da pista quanto da conveniência.
Diferenciais do webPosto para superar a concorrência
O webPosto é a ferramenta mais moderna e completa do mercado e otimiza rotinas da pista à conveniência. Com ele você consegue acessar informações em tempo real, de onde estiver, trocar preços pelo aplicativo e conta com uma gestão financeira completa e totalmente simplificada.
Recursos como o webContagem facilitam o controle de estoque de forma rápida e precisa, garantindo que sua loja esteja sempre abastecida com os produtos mais procurados. Além disso, o webFreezer oferece uma solução prática e automatizada para o autosserviço de conveniência, ajudando a aumentar o ticket médio e melhorar a experiência do cliente.
Hoje, várias bandeiras já possuem seus próprios programas de fidelidade, e mesmo para postos marca própria ou que desejam inovar com essa modalidade, existem programas de fidelidade específicos para o setor. Pensando nisso, o webPosto oferece integração com os principais programas de fidelidade do mercado, facilitando a gestão e personalização das campanhas de fidelização no seu posto e aumentando as oportunidades de engajamento com os clientes.
Invista em uma gestão inteligente e moderna para otimizar as operações do seu posto e garantir um diferencial competitivo no mercado.
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